Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on set 5, 2013 | 0 comments

MEC divulga guia para o Enem 2013

Giovana Teles

Brasília

Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira (5), o guia para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no fim de outubro. Entre as regras descritas no documento, está a determinação para alunos que fizerem graça nas respostas. Eles levam nota zero.

O guia tem cinco redações que tiraram nota máxima no ano passado e comentários sobre essas provas. A correção das redações vai ser feita por dois profissionais. Se houver diferença de mais de cem pontos, passa para um terceiro. Caso continue, vai para uma banca. Segundo o MEC, não há possibilidade de alterar a nota da redação depois que ela for divulgada.

O texto da redação é dissertativo-argumentativo. O candidato tem que dar a opinião dele, elaborar uma tese sobre o tema proposto, com argumentos consistentes e, no fim, fazer uma proposta de intervenção, de solução para o problema apresentado.

Os corretores da prova vão analisar se o aluno domina a escrita formal, se ele entendeu o tema, defendeu a ideia dele sobre o assunto e como organizou as informações e se o texto foi estruturado de forma lógica e coerente.

Ganha nota zero, por exemplo, quem fugir do tema, escrever só sete linhas, escrever gracinhas – como já fizeram: receita de macarrão, hino de time, palavrões e fizer desenhos.

Assista o vídeo do Jornal Hoje/Globo sobre o tema:

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/09/mec-divulga-guia-para-o-enem-2013.html

Facebook Twitter Email
468 ad
Social links powered by Ecreative Internet Marketing